terça-feira, 30 de março de 2010

ÁGUA

Baseado na carta escrita no ano 2070, texto publicado na revista "Crônicas de los Tiempos", de Abril de 2002, os alunos do 6° ao 9° ano da Profª Marilza, na disciplina de Ciências, puderam refletir sobre o uso da água no futuro.
Vejam alguns trabalhos.






quinta-feira, 25 de março de 2010

Bandeira da Escola


A comunidade escolar sentindo o desejo e a necessidade de ter um símbolo maior para representar a grandeza da escola, em 06 de março de 2007, finalmente foi criada a nossa bandeira. Depois de várias ações, passando por todos os alunos e funcionários, definimos o logotipo e os dizeres.
As cores: Laranja: afeto, carinho
               Azul-claro: harmonia
               Azul-escuro: serenidade
               Branco: paz
               Verde: esperança
A bandeira surgiu da fusão dos trabalhos do aluno Luan Gregori Barcelos da oitava série e da aluna Elizabeth Schramm da quinta série em 2006, e finalizada por todos os professores de primeiro ao oitava séries definindo as cores e os dizeres:
CONHECIMENTO E CIDADANIA
Conhecimento : desenvolver a habilidade do saber.
Cidadania: proporcionar o exercício de cidadão como cumpridor dos seus deveres e as suas responsabilidades e o cumprimento de seus direitos.

Joguinho com a palavra ARANHA

Os alunos da professora Janiara do primeiro ano, fizeram envelopes com a gravura da aranha e dentro contém letras que formam a palavra estudada.
Foi formado grupos para montar a palavra.
O entusiasmo foi grande.
Todos os alunos participaram da brincadeira.
Foi muito divertido.

Tangran de borboleta


Tangran é um jogo chinês que possui sete partes, onde ele trabalha o raciocínio lógico, atenção e concentração.
Esta atividade foi realizada pelos alunos da professora Tânia do primeiro ano vespertino.

Abelha-Professora Janiara



Atividade feita pelos alunos do primeiro ano da professora Janiara.


Visita do CEI Morro do Meio-Teatro 17/03

Queremos agradecer a maravilhosa visita das crianças do CEI Morro do Meio em nossa Unidade Escolar.
Eles passearam pela escola, lancharam e foram assistir ao teatro sobre o Conscientização Ambiental, que foi feito na quadra da escola.
VOLTEM SEMPRE!

Exposição de Antiguidades

Os alunos do professor Rubens no dia 18/03, fizeram uma belíssima exposição na sala de aula.
Todas as turmas do primeiro ao quinto ano puderam visitar a exposição que foi feita na sala de aula.
O objetivo desta exposição é conceituar a importância da disciplina de história.
Tema:Antiguidades

domingo, 21 de março de 2010

Reunião com os representantes de classe-16/03


Os representantes do sexto ao nono ano tiveram a sua primeira reunião com a Orientadora Salete e a Auxiliar Michele.
Foi conversado sobre as obrigações dos representantes, a lista de chamada e a ficha de ocorrência individual.

Reciclagem com os quintos anos

No dia 19/03 os alunos dos quintos anos (matutino e vespertino) da professora Valdívia, fizeram uma belissima exposição dos seus trabalhos sobre o que aprenderam com o teatro e a oficina que fizeram no dia 17/03.

Teatro na Escola-Conscientização Ambiental


Os alunos do primeiro ao quinto ano matutino e vespertino, tiveram uma bela surpresa no dia 17/03, um teatro gratuito na quadra da escola.
Com seus macacões super coloridos e um baú repleto de tranqueiras, despertaram de forma lúdica e divertida, como contribuir para melhorar e preservar o meio ambiente, antes que o problema se torne irreversível.
Foi abordado vários temas como poluição da água e uso adequado dela, reciclagem e reaproveitamento, porquê e como economizar luz, importância de uma boa higiene, o desmatamento e suas consequências. 
Depois do teatro dos quintos anos tiveram uma oficina com material reciclado.

Bullying, isso não é brincadeira!



Trabalho que está sendo realizado pela Orientadora Salete no sexto ao nono ano no mês de março
  • O que é Bullying?O termo BULLYING compreende todas as formas de atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, adotadas por um ou mais estudantes contra outro(s), causando dor e angústia, e executadas dentro de uma relação desigual de poder. Portanto, os atos repetidos entre iguais (estudantes) e o desequilíbrio de poder são as características essenciais, que tornam possível a intimidação da vítima.
    Por não existir uma palavra na língua portuguesa capaz de expressar todas as situações de BULLYING possíveis, o quadro, a seguir, relaciona algumas ações que podem estar presentes:
Colocar apelidos
Ofender
Zoar
Gozar
Encarnar
Sacanear
Humilhar 
Fazer sofrer
Discriminar
Excluir
Isolar
Ignorar
Intimidar
Perseguir
Assediar
Aterrorizar
Amedrontar
Tiranizar
Dominar 
Agredir 
Bater
Chutar
Empurrar
Ferir
Roubar
Quebrar pertences
  • E onde o Bullying ocorre?

    O BULLYING é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola, não estando restrito a nenhum tipo específico de instituição: primária ou secundária, pública ou privada, rural ou urbana. Pode-se afirmar que as escolas que não admitem a ocorrência de BULLYING entre seus alunos, ou desconhecem o problema, ou se negam a enfrentá-lo.
  • De que maneira os alunos se envolvem com o Bullying?Seja qual for a atuação de cada aluno, algumas características podem ser destacadas, como relacionadas aos papeis que venham a representar:

    alvos de Bullying - são os alunos que só sofrem BULLYING;
    alvos/autores de Bullying - são os alunos que ora sofrem, ora praticam BULLYING;
    autores de Bullying - são os alunos que só praticam BULLYING;
    testemunhas de Bullying - são os alunos que não sofrem nem praticam Bullying, mas convivem em um ambiente onde isso ocorre.
    * Os autores são, comumente, indivíduos que têm pouca empatia. Freqüentemente, pertencem a famílias desestruturadas, nas quais há pouco relacionamento afetivo entre seus membros. Seus pais exercem uma supervisão pobre sobre eles, toleram e oferecem como modelo para solucionar conflitos o comportamento agressivo ou explosivo. Admite-se que os que praticam o BULLYING têm grande probabilidade de se tornarem adultos com comportamentos anti-sociais e/ou violentos, podendo vir a adotar, inclusive, atitudes delinqüentes ou criminosas.
    * Os alvos são pessoas ou grupos que são prejudicados ou que sofrem as conseqüências dos comportamentos de outros e que não dispõem de recursos, status ou habilidade para reagir ou fazer cessar os atos danosos contra si. São, geralmente, pouco sociáveis. Um forte sentimento de insegurança os impede de solicitar ajuda. São pessoas sem esperança quanto às possibilidades de se adequarem ao grupo. A baixa auto-estima é agravada por intervenções críticas ou pela indiferença dos adultos sobre seu sofrimento. Alguns crêem ser merecedores do que lhes é imposto. Têm poucos amigos, são passivos, quietos e não reagem efetivamente aos atos de agressividade sofridos. Muitos passam a ter baixo desempenho escolar, resistem ou recusam-se a ir para a escola, chegando a simular doenças. Trocam de colégio com freqüência, ou abandonam os estudos. Há jovens que estrema depressão acabam tentando ou cometendo o suicídio.
    * As testemunhas, representadas pela grande maioria dos alunos, convivem com a violência e se calam em razão do temor de se tornarem as "próximas vítimas". Apesar de não sofrerem as agressões diretamente, muitas delas podem se sentir incomodadas com o que vêem e inseguras sobre o que fazer. Algumas reagem negativamente diante da violação de seu direito a aprender em um ambiente seguro, solidário e sem temores. Tudo isso pode influenciar negativamente sobre sua capacidade de progredir acadêmica e socialmente.
  • E o Bullying envolve muita gente?A pesquisa mais extensa sobre BULLYING, realizada na Grã Bretanha, registra que 37% dos alunos do primeiro grau e 10% do segundo grau admitem ter sofrido BULLYING, pelo menos, uma vez por semana.
    O levantamento realizado pela ABRAPIA, em 2002, envolvendo 5875 estudantes de 5a a 8a séries, de onze escolas localizadas no município do Rio de Janeiro, revelou que 40,5% desses alunos admitiram ter estado diretamente envolvidos em atos de Bullying, naquele ano, sendo 16,9% alvos, 10,9% alvos/autores e 12,7% autores de Bullying.
    Os meninos, com uma freqüência muito maior, estão mais envolvidos com o Bullying, tanto como autores quanto como alvos. Já entre as meninas, embora com menor freqüência, o BULLYING também ocorre e se caracteriza, principalmente, como prática de exclusão ou difamação.
  • Quais são as conseqüências do Bullying sobre o ambiente escolar?Quando não há intervenções efetivas contra o BULLYING, o ambiente escolar torna-se totalmente contaminado. Todas as crianças, sem exceção, são afetadas negativamente, passando a experimentar sentimentos de ansiedade e medo. Alguns alunos, que testemunham as situações de BULLYING, quando percebem que o comportamento agressivo não trás nenhuma conseqüência a quem o pratica, poderão achar por bem adotá-lo.
    Alguns dos casos citados na imprensa, como o ocorrido na cidade de Taiúva, interior de São Paulo, no início de 2003, nos quais um ou mais alunos entraram armados na escola, atirando contra quem estivesse a sua frente, retratavam reações de crianças vítimas de BULLYING. Merecem destaque algumas reflexões sobre isso:
    - depois de muito sofrerem, esses alunos utilizaram a arma como instrumento de "superação” do poder que os subjugava.- seus alvos, em praticamente todos os casos, não eram os alunos que os agrediam ou intimidavam. Quando resolveram reagir, o fizeram contra todos da escola, pois todos teriam se omitido e ignorado seus sentimentos e sofrimento.
    As medidas adotadas pela escola para o controle do BULLYING, se bem aplicadas e envolvendo toda a comunidade escolar, contribuirão positivamente para a formação de uma cultura de não violência na sociedade.
  • Quais são as conseqüências possíveis para os alvos?


    As crianças que sofrem BULLYING, dependendo de suas características individuais e de suas relações com os meios em que vivem, em especial as famílias, poderão não superar, parcial ou totalmente, os traumas sofridos na escola. Poderão crescer com sentimentos negativos, especialmente com baixa auto-estima, tornando-se adultos com sérios problemas de relacionamento. Poderão assumir, também, um comportamento agressivo. Mais tarde poderão vir a sofrer ou a praticar o BULLYING no trabalho (Workplace BULLYING). Em casos extremos, alguns deles poderão tentar ou a cometer suicídio.
  • E para os autores?

    Aqueles que praticam Bullying contra seus colega poderão levar para a vida adulta o mesmo comportamento anti-social, adotando atitudes agressivas no seio familiar (violência doméstica) ou no ambiente de trabalho.
    Estudos realizados em diversos países já sinalizam para a possibilidade de que autores de Bullying na época da escola venham a se envolver, mais tarde, em atos de delinqüência ou criminosos.
  • E quanto às testemunhas?

    As testemunhas também se vêem afetadas por esse ambiente de tensão, tornando-se inseguras e temerosas de que possam vir a se tornar as próximas vítimas.
    Texto Retirado do Site: www.bullying.com.br/BConceituacao21.htm 

quarta-feira, 17 de março de 2010

ARANHA



Atividade feita pelos alunos da professora Claudia K

Um novo olhar para a nossa escola

Nossos trabalhos durante esses primeiros meses estão relacionados à cor (nomenclatura correta) e nossa escola.Depois de ditados, histórias, recorte e colagens, desenhos, pinturas com guache e muita diversão resolvemos fazer um passeio colorido para olhar bem todos os cantinhos de nossa escola com outras cores.
Trouxe para as crianças alguns óculos de lentes coloridas para podermos fazer essa observação: primeiro ficaram todos eufóricos com a idéia de usar óculos;depois ficou tudo muito engraçado, em todos os óculos colocados um modelo e uma cor diferente. Saíram para o passeio...deitaram no chão para observar o céu, olharam as árvores, os pássaros, as flores, e todos os lugares de nossa escola, até mesmo o que não tinham acesso(o morro atrás da escola) durante todo caminho trocaram de óculos várias vezes para ter oportunidade de ver tudo de outra cor. O passeio foi muito divertido e todos tinham um relato a fazer sobre o que viram.
Na aula seguinte trabalhamos desenhando o que vimos e as cores que podemos experimentar. Desenhamos sobre a carteira e no chão para perceber as diferentes textura.

segunda-feira, 15 de março de 2010

Clube de mães começou com toda energia


O clube de mães iniciou no dia 15/03 na biblioteca da escola.
Quem tiver interesse de participar é só chegar toda segunda-feira as 7:30 até 11:30.
Traga um lanchinho e sua vontade de aprender a fazer coisas lindas.                      
 PARTICIPE!
                                         
                                        

OBA! Hoje teve dentista na escola.

Os alunos dos turnos matutino e vespertino tiveram a visita da dentista do posto de saúde do nosso bairro.
Ela atendeu todos os alunos do primeiro ao nono ano.



Nossa escola brilhou debaixo de chuva no desfile

Desfile na Beira Rio no dia 9 de março.
Parabéns professores, pais e alunos pela participação.

10/03/2010
OBRIGADA!

quinta-feira, 11 de março de 2010

Parabéns Bibliotecária Patricia

Mensagens Para Orkut - MensagensMagicas.com

Dia 12 de março
Dia da Bibliotecária

CONVITE PARA O CLUBE DE MÃES

PARTICIPE 

Quando: Segunda- feira
Local: Biblioteca da Escola Municipal Pastor Hans Muller
Horário:7:30 até 11:30


Mensagens Para Orkut - MensagensMagicas.com

quarta-feira, 10 de março de 2010

Reunião sobre a Ampliação da Escola



Dia 01/02/2010 as 14:00

Tema:Ampliação da Escola e a adequação do auditório para os primeiros anos.

Reunião realizada no auditório da escola.

Estavam presentes os integrantes da APP, pais, professores, diretora Cleide e a auxiliar Michele, os engenheiros Edgar e Juliano e a Sandra representando a Secretaria de Educação.

Fotos da inscrição do curso de Italiano

Estatuto da APP

CALENDÁRIO DAS REUNIÕES DA APP

Março (Assembléia Geral- Prestação de Contas) - 24/03

Abril - 22/04

Maio - 13/05

Junho - 15/06

Julho - 13/07

Agosto - 10/08

Setembro - 14/09

Outubro - 14/10

Novembro - 13/11

Dezembro - 08/12


Horário de todas as reuniões: 17:45 minutos

OBS: Horário e dias poderão sofrer alterações. Lembrando os alunos serão avisados e será colocado nos dois murais da escola e no blog as modificações.



Topicos da décima segunda reunião (23/02)


Local: Sala Informatizada
  • Esclarecimentos sobre a mudança da direção da escola;
  • Comentou sobre a reunião que foi feita na escola sobre a ampliaçào da escola e a preocupação com a demora e a segurança dos alunos quando iniciarem as obras;
  • O projeto de ampliaçaão da escola está no IPUJ para ser liberado para depoise ser colocado em Licitação;
  • Projeto de ampliaçaão terá 3 salas de aulas e banheiros feminino e masculino com adaptações,
  • Falou douUso do auditório como sala de aula e as adaptações que foram feitas e também o uso da sala multiuso para atender os alunos;
  • Leitura e retificação da ATA de dezembro;
  • Prestação de contas do mês de dezembro:
SALDO ANTERIOR R$  10.652,90


ARRECADADO: CONTRIBUIÇÃO ESPONTANEA R$ 830,00
AÇÃO ENTRE AMIGOS R$ 468,50
PROMOÇÃO DE FOTOS R$ 599,97
GASTOS CONFORME NOTAS E RECIBOS DO LIVRO CAIXA: R$ 4.671,29
TAXA DE BANCO: R$ 21,50
SALDO ATUAL: R$ 7.858,58

Os presentes fizeram a conferência e assinaram;
  • A diretora Cleide Machado dos Reis fez a leitura da ATA de Transição, leu também um documento referente a negação da antiga gestora em assinar os cheques até a transferência da conta bancária, conforme combinado na reunião de transição;
  • Foi falado sobre a possibilidade da climatização das salas e o ar condicionado da sala informatizada que está em curto (na votação os pais acharam melhor comprar um novo ar condicionado, pois o conserto do velho é de R$651,00);
  • Também foi falado das melhorias que foram feitas na sala informatizada, compra de memórias, mudança de todos os computadores para o sistema operacional LINUX, limpeza e consertos de alguns computadores que estavam inutilizados,os computadores em rede, a mão de obra foi gratuita;
  • Revitalização na sala dos professores,com pintura e sofá, tudo foi doado e a mão de obra gratuita;
  • Clube de mães será todas as segundas feiras no período matutino na biblioteca da escola;
  • Foi colocado em pauta o que deveriamos comprar com o dinheiro do PDDE, colocamos as prioridades e foi aprovada por unanimidade;

FOI DECIDIDO:

VALOR PARA CUSTEIO R$1.610,82

Tonner para impressora,pinceis e tintas para quadro branco,fita crepe de boa qualidade,tintas para impressora colorida e material de expediente.

VALOR CAPITAL R$6.443,28

Troca das chaves das salas de aula(chave mestra), compra de uma máquina fotográfica digital,
um computador para os professores, um aparelho de som que toque MP3, um micro-ondas para sala dos professores(almoço na escola), armários para as salas de aula com chave, cortinas para as salas de aula, uma mesa de pingue pongue, uma impressora multifuncional;
  • Foi falado que a nossa escola vai participar do desfile no dia 9 de março (Aniversário de Joinville);
  • Foi mostrado o BLOG da escola com o espaço destinado a APP;
  • Foi falado também da poda das arvores, freezer novo para a cozinha,revitalização da área perto da quadra de esportes, recuperaçào no contra turno, prova de recuperação bimestral,abertura da escola aos sábados integração da comunidade na escola,reunião com os pais e professores que estará acontecendo nos dias 23/02 até 01/03 com todas as turmas;
Renunciaram a presidente e o vice presidente da APP e foi feita a votação conforme o estatudo da APP, foi decidido assim:

PRESIDENTE: ADRIANE RANDIG NESSLER
VICE PRESIDENTE: MARIA SALETE WUST DE SOUZA
PRIMEIRA TESOUREIRA: CLEIDE MACHADO DOS REIS
PRIMEIRA SECRETÁRIA: MICHELE KARINE SANSÃO

terça-feira, 9 de março de 2010

Trabalho feito pela Professora Meriane. Desenhando e Pintando a nossa Cidade.

Os alunos dos quartos anos trabalharam em duplas observando imagens antigas e atuais de Joinville. A idéia com era utilizar as letras da palavra Joinville para fazer uma composição plástica, trocando as letras e transformando uma ou duas letras em elementos que lembrassem nossa cidade.
Já com os alunos dos quintos anos tinham como tarefa para escola um Xerox de uma imagem de Joinville em preto e branco para trabalharmos monocromia(desenho com uma cor e vários tons) e policromia(desenho com duas ou mais cores).Iríamos pintar as imagens em preto e branco com as cores e adaptações que cada aluno achasse mais adequado para seu trabalho.Muitos ousaram, quebrando tabus relacionados à pintura.Outros ficaram à vontade para modificar a paisagem e dar a ela um novo conceito, um novo olhar.
O trabalho ficou muito bom, porém, o mais importante é que podemos compartilhar idéias, modificar ambientes, trocar pontos turísticos de lugar e ver Joinville com mais humor, foi uma experiência importante e bem humorada para todos.

PARABÉNS JOINVILLE,159 ANOS DE MUITO TRABALHO!

Gifs - Flash - Fotos e Videos Para seu Orkut
        

domingo, 7 de março de 2010

Trabalho com Massinhas Professora Cláudia



Simplesmente não é brincar de massinha.

          É sim deixar a criatividade fluir e passar para um material tão prazeroso, a massinha; ou como as crianças dizem a massa de modelar.
          É transformar uma bolinha num caracol e viajar nas "asas da imaginação" é rir com o amigo que fez um vasinho.
          Ah as crianças, tudo é riso.

          Professora: Claudia Kruger.

Aracnídeos Professora Tânia



          Meu objetivo central com esta atividade, foi trabalhar o texto de memória, a quadrinha, onde os alunos de maneira lúdica se apropriaram das curiosidades envolvendo as aranhas.

Professora: Tânia