segunda-feira, 11 de março de 2013

Células 5º ano A


No ensino de ciências há uma distância entre a linguagem cotidiana dos alunos e a linguagem utilizada pelos professores, o que provoca dificuldades na comunicação entre professores e alunos (GALAGOVSKY, 2001 apud SANTOS, 2009.). A explicação de conceitos que estão fora dessa linguagem cotidiana se torna mais difícil quando pretendemos explicar sobre algo que tem tamanho infinitamente grande ou infinitamente pequeno. Mas a analogia pode ser uma das formas de aproximar esses conceitos da realidade dos alunos.
Para que as explicações tornem-se mais claras e tendo como objetivo tornar a aprendizagem significativa, a professora Janiara juntamente com a turma do 5º ano “A” construíram um modelo de célula feito com gelatina.
Utilizamos materiais bem simples como copo descartável, gelatina, água e ameixa seca.
Representações:
O copo representou a “membrana”
A gelatina o “citoplasma”
A ameixa seca representou o “núcleo”.





Um comentário:

Dani disse...

O aprendizado através da experiência prática é muito mais prazeroso para as crianças. Parabéns à professora Janiara, por esta iniciativa.